sábado, 31 de agosto de 2013

O Lobo e o Cordeiro - Esopo

Um lobo viu um cordeiro bebendo água de um rio e tentou encontrar um bom motivo para devora-lo. Então acusou :
- Você está sujando a água, assim não consigo beber !
No entanto era ele, o lobo, que estava na parte mais alta do rio.
- Estou bebendo com a ponta dos lábios - respondeu-lhe o cordeiro. - Além disso - acrescentou -, como eu poderia sujar sua água de lama, se estou na parte mais baixa do rio ?
Buscando um novo pretexto, o lobo continuou :
- No ano passado você insultou o meu pai !
- Eu nem tinha nascido ! - respondeu o cordeiro.
Mas o lobo replicou :
- Você tem resposta para tudo, não é ?
- Mas vou devora-lo mesmo assim.

Tentar evitar o mal daquele que já decidiu cometê-lo ? Perda de tempo !

Diariamente encontramos pessoas que saem de casa com disposição de fazer o mal, tentar que estas pessoas mudem suas atitudes com bons argumentos é totalmente inútil, além do mais, demonstrar a ignorância das pessoas pode ser bastante perigoso, pois as pessoas que se vêem em situação adversa e fora de seu controle, podem ficar mais agressivas.

Podemos ver inúmeros exemplos de situações que saíram totalmente do controle, como a situação absurda entre católicos e protestantes na Europa, guerreando por que tem pontos de vista divergentes.
Tão absurdo quanto os seguidores de Mahatma Ghandi, que não aceitaram a liderança de Indira Ghandi, sua filha, que simplismente deu prosseguimento aos seus ensinamentos, e agora os seguidores de um estão em guerra armada com os seguidores de outro, apenas por que alguém os levou a acreditar que havia um motivo para isso.

Nas questões políticas, podemos ver pessoas defendendo um ou outro partido, por seus próprios motivos, sem conseguir (nem mesmo tentar) ver a verdade ou o ponto de visto do outro. Pessoas armam disputas acirradas e, às vezes violenta, por que já estão dispostas a fazer o mal.

Temos um exemplo antigo que permanece atual, pessoas defendendo que o homem chegou à lua e outros acusando que tudo foi uma farsa, pessoas acordaram dispostas a acreditar em determinado ponto de vista e se seguram firmemente nele, como se fosse a única verdade absoluta.

Assim como não é possível corrigir a ignorância dos outros com argumentos lógicos, é possível viver nossa própria vida sem se deixar influenciar por terceiros, sem tentar consertar o mundo com ações tão desagradáveis quanto os atos que lhe ofenderam.

Um ótimo dia para você !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário