segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Os Ratos e as Doninhas - Esopo

Os ratos e as doninhas estavam em guerra. Como os ratos perdiam na maioria das vezes, reuniram-se em assembleia e concluíram que todas as suas derrotas eram consequência da ausência de chefes entre eles.
Assim, elegeram alguns generais em votação aberta. Os comandantes quiseram se distinguir dos simples soldados, então construíram chifres e passaram a usa-los.
Uma nova batalha ocorreu, e os ratos continuaram sendo inferiores...
Os soldados fugiram para seus buracos e desapareceram com facilidade. Mas foi impossível para os chefes fazer o mesmo : Seus chifres os impediam de se esconder por completo !
As doninhas os capturaram e devoraram.


Aqueles que, por vaidade, se fazem maiores do que realmente são acabam se arrependendo amargamente.

Vemos com certa constância pessoas que são colocadas em situações de liderança e, ao invés de preocupar-se com seus deveres e atividades, se preocupam em destacar-se dos seu subalternos.
Sempre que isso acontece, tanto os líderes colocam-se em situação constrangedora e até mesmo perigosa, quanto seus subordinados que, vendo a incompetência de seus líderes, desertam à primeira oportunidade.

Já estive em empresas que, tendo líderes nomeados por suas competências, acabam tornando-se egocêntricos e não exercem as suas atribuições a contento, não desfrutam da confiança de seus liderados e os perdem sempre que estes vêem uma nova colocação.

Quer ter liderados comprometidos, não se distingua deles por insígnias, faça por competência e comprometimento.

Viva e seja feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário